sábado, 6 de fevereiro de 2016

Itaituba:SEMMA vai fiscalizar planos de emergências de empresas

 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que vai intensificar as ações de fiscalização, principalmente, em relação aos  médios e grandes empreendimentos do município de Itaituba. A medida, conforme o secretário municipal de meio ambiente Hilário Vasconcelos é para verificar os planos de emergência dessas empresas em casos de possíveis acidentes, como, por exemplo, o acidente que aconteceu em uma garagem de caminhões-tanque, onde houve explosão de material inflamável e perdas materiais.


Nesse aspecto, uma reunião realizada quinta-feira (04) na secretaria com a comissão técnica pautou essa questão, inclusive, uma portaria interna que vai nortear os trabalhos de campo no âmbito de fiscalização.  Segundo o secretário, a comissão não vê o acidente do dia 2 de fevereiro no bairro da Liberdade como um crime ambiental, mas um relatório será produzindo no prazo de 45 dias detalhando essa situação, suas possíveis causas e consequências. 

“Pensando justamente  na prevenção, articulamos a formação imediata de  uma força tarefa com bombeiros, setor tributos e a SEMMA  para fazer essa fiscalização. Nessa ação, que acontecerá em curto prazo, solicitaremos informações  das empresas  sobre os  planos de emergência e segurança no trabalho de cada uma em casos de acidentes com produtos inflamáveis ou de outra natureza”, declarou o secretário Hilário Vasconcelos.

De acordo com a ABNT NBR 9441/94,  um Plano de Emergência pode definir-se como a sistematização de um conjunto de normas e regras de procedimentos, destinadas a minimizar os efeitos das catástrofes que se prevê e que podem se materializar em determinadas áreas, cessando a ameaça, empregando os recursos disponíveis de forma otimizada.

Assim, um Plano de Emergência constitui um instrumento simultaneamente preventivo e reativo de gestão operacional, uma vez que, ao identificar os riscos existentes dentro e fora de uma organização, define atribuições específicas e estabelece os meios organizacionais, humanos e materiais necessários para fazer face ao acidente de ordem natural  ou provocado de forma negligente, imprudente ou por imperícia do ser humano;


Ascom-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário