sábado, 1 de fevereiro de 2014

Mulher com angioma denuncia descaso do Hospital Regional e Ophir Loyola

A doméstica Márcia Andréia Lobato Costa, 35 anos, portadora de uma doença grave denuncia que procurou o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), em Santarém e o Hospital Ophir Loyola, em Belém, em busca de tratamento, porém, até o momento não conseguiu uma vaga nos referidos logradouros de saúde.
Cabeça da mulher totalmente descoberta, devido a doença estar se alastrando
Portadora de uma doença identificada como Angioma, Márcia Andréia, natural de Belterra, porém, residente em Oriximiná, afirmou que precisa urgentemente de ajuda. Sua doença pode causar a morte e ela está desde 2010 na fila do Hospital Regional de Santarém. Também desde novembro de 2012, ela aguarda uma cirurgia no Hospital Ofhir Loyola em Belém.


A trabalhadora denuncia que a resposta que ouve sempre da direção dos dois hospitais é de que não há recursos para a compra de material para a cirurgia. Para ela, se trata de uma situação desumana e que não se justifica em hipótese alguma a falta de atenção por parte dos hospitais. Seu caso pode ser verificado pelo Protocolo nº 11/112679 e prontuário nº 001.80493 no HOL. Contatos com ela pelos telefones (93) 9111-8814 e 9116-4614.

A Secretaria de Saúde de Oriximiná informou que nada pode fazer, porque já há um processo de TFD (Tratamento Fora de Domicílio) em andamento.

Parentes da paciente informaram que a Prefeitura não repassa ao INSS as parcelas descontadas de seu contracheque e, que por conta disso, ela está sem receber o TFD. Os familiares disseram, ainda, que já excedeu o prazo para a licença saúde, que é de dois anos e, que ela não pode nem se aposentar, porque para o INSS a paciente não consta como contribuinte.

TUMOR BENÍGNO: O Angioma é um tumor benigno formado por um emaranhado de vasos sanguíneos que pode causar problemas sérios, dependendo do seu tamanho e da sua localização. Nos casos menos graves, eles podem surgir como uma espécie de sinal na pele, avermelhado, que não traz conseqüências mais graves, podendo ser resolvido com certa facilidade. Nos casos mais graves este emaranhado de vasos sanguíneos podem surgir próximo à estruturas importantes e causar uma compressão que pode trazer conseqüências mais sérias como os que surgem muito próximos da coluna e causar dormências nos braços e pernas.

Em alguns casos o Angioma pode ser perigoso ou até mesmo fatal, caso ele ocorra, por exemplo, dentro do cérebro. Não se sabe exatamente porque ele surge, suspeita-se que o indivíduo já nasça com ele e que a doença vai se desenvolvendo e aumentando de tamanho com o passar do tempo, trazendo complicações mais tarde.


Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário