segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O município de placas vivenciou neste final de semana a sua Primeira exposição agropecuária

O EVENTO FOI ORGANIZADO PELO SINDICATO DOS PRODUTORES, COM APOIO DA PREFEITURA.

A programação aconteceu entre os dias 21 e 24, movimentando a pequena cidade de Placas, município com população chegando perto dos vinte mil habitantes, localizado na rodovia Transamazônica, a 235 quilômetros de Itaituba. As ruas e o comércio vivenciaram um clima bastante diferente, apesar da chuva que insistia em cair de vez em quando. A abertura oficial do evento foi na quinta-feira, com a presença de autoridades e convidados, além dos empresários do setor produtivo, que foram de grande contribuição para garantir o sucesso da primeira Exposição Agropecuária de Placas. 

A área escolhida para a realização da primeira Espoplacas fica localizada no centro da cidade, estrategicamente facilitando o acesso do público, que compareceu em peso para prestigiar a exposição, que teve o seu foco central nos reprodutores e matrizes da raça nelore. Os animais expostos são do próprio município, mas também foram trazidos exemplares de Itaituba, Altamira, Medicilândia, Uruará e Rurópolis, onde estão os maiores grupos pecuaristas da região do Tapajós.
  
A primeira Exposição Agropecuáris de Placas também ajudou em muito para aquecer a economia do município, que já é reconhecido como detentor de um dos rebanhos mais numerosos e qualificados de gado nelore no interior paraense. Para os empresários do setor, o agronegócio é a grande estratégia de crescimento social e econômico da região, que já passou por vários ciclos econômicos, e que só agora desperta para a valorização da atividade rural. Se antecipando a esse expressivo crescimento e já sabendo da viabilidade da agricultura e da pecuária na região, muitos apostaram em qualificação e foram atrás de resultados na busca por novas tecnologias que possam contribuir para a qualidade do produto, tanto na agricultura quanto na pecuária.

Foram quatro dias de muita animação, movimento, curtição e grandes negócios. Mas o numeroso público que lotou as instalações temporárias do parque de exposições também se divertiu com um roteiro bastante diversificado. Um dos pontos de destaque foi o rodeio brasileiro, com a companhia SBR e o locutor Roberto Grotto. Pelo menos seis mil pessoas se acomodaram na arena e nos arredores para prestigiar as montarias profissionais e a coragem dos peões de boiadeiro em uma festa tipicamente rural.

A primeira Expoplacas foi realizada com o apoio dos empresários pecuaristas e da Prefeitura, na sequência de um projeto que começou com a criação do Sindicato dos Produtores Rurais, que, oportunamente, tem um homem do campo como presidente. Aparecido Florentino da Silva é um apaixonado pela agricultura e pela pecuária e decidiu encampar o projeto por uma questão de afinidade, mas também como forma de ajudar a desenvolver o setor que mais gera empregos na região. E, sendo esta a primeira grande investida do Sindicato, o sucesso já deixou uma responsabilidade para a próxima exposição.

Redação: Mauro Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário