sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Itaituba recebe mais cinco médicos cubanos

Na primeira etapa do programa “Mais Médicos” vieram duas médicas para atender o Distrito Sanitário Indígena Tapajós. As médicas Migdalia Mena Alvarez e Migdalia Cuellar Aguila que já estão atuando nas aldeias de responsabilidade do distrito, especificamente com indígenas das etnias Munduruku e Kaiapó terão o reforço de mais um colega, o médico Rafael Vargas Oduardo.


Nesta segunda etapa, cinco médicos cubanos chegaram à cidade na tarde desta sexta-feira (01) e foram recepcionados no Corpo de Bombeiros em uma solenidade que contou com a presença da prefeita Eliene Nunes, secretária municipal de saúde Cleucy, diretora do Hospital Municipal Marilda Daniela, vereadores Célia Martins, Diomar Figueira e João Paulo Meister, representantes do Conselho Municipal de Saúde e comunitários.

Os médicos são os seguintes: Rafael Vargas Oduardo (DSEI Tapajós); Orvan Valladares Calero (Itaituba); Osbiady Gomes Toledo (Itaituba); Oscar Garcia Salazar (Itaituba) e Oslaidis Milian Prado (Itaituba).

Representando o governo federal, o vereador João Paulo evidenciou o programa como uma ação importante da presidente Dilma Rousseff em levar atendimento à saúde básica nos locais mais distantes da Amazônia acrescentando que os médicos cubanos vêm justamente atender as demandas do município de Itaituba na área da saúde.

Os médicos cubanos participaram em Belém de várias palestras com representantes da Secretaria Estadual de Saúde. Eles receberam orientações gerais sobre o funcionamento do SUS, os programas de atenção básica e também sobre as características do atendimento à saúde do Pará, bem como, os tipos de doenças mais comuns na Amazônia, e também aprenderam um pouco sobre a realidade dos municípios onde irão trabalhar.

A prefeita Eliene Nunes deu boas vinda aos médicos e destacou os programas do governo federal, evidenciando que o ‘Mais Médicos”, além de ter como pressuposto a solidariedade social, com certeza vai melhorar a saúde de Itaituba que tem uma demanda reprimidas destes profissionais de saúde.

O programa “Mais Médicos” do governo federal tem como objetivo principal ampliar o número de profissionais de saúde em municípios do interior brasileiro e nas periferias  das grandes cidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário