sexta-feira, 21 de junho de 2013

Complexo Tapajós: Indios Munduruku sequestram pesquisadores em Mamãe Anã

Foto ilustrativa-Arquivo Blog
Índios da etania Munduruku sequestraram nesta sexta-feira (21) por volta das 17 horas cinco  em Mamãe Anã  três biólogos. Conforme Nonato silva, assessor de imprensa da Prefeitura de Jacareacanga, os sequestrados estão em lugar incerto, possivelmente nas adjacências do rio das Tropas. Na ocasião eles levaram três voadeiras, computadores e material de pesquisa. Informações não oficiais dão conta que o sequestro teve a participação de Cândido Warô presidente da Associação Pussuru.

Os pesquisadores faziam estudos na região em função da construção das hidrelétricas do Complexo Tapajós. Amanhã está agendado uma manifestação dos índios Munduruku na cidade de Jacareacanga.

Biólogos
Luiz Peixoto
Djalma Ferreira

José Guimarães

Os Índios Munduruku estiveram em Brasília recentemente onde pediram para serem ser ouvidos pelo governo em consulta pública sobre os impactos ambientais que serão provados por três grandes empreendimentos: hidrelétrica de Belo Monte, no rio Kingu (Pará); hidrelétrica Teles Pires, no rio Teles Pires (Mato Grosso do Sul) e o Complexo Hidrelétrico de Tapajós, no Rio Tapajós (Pará).


Nenhum comentário:

Postar um comentário