terça-feira, 28 de maio de 2013

I Encontro de Assistentes Sociais de Itaituba

Os profissionais de Serviço Social realizaram na noite de ontem (28) na Maçonaria, o Primeiro Encontro de Assistentes Sociais de Itaituba, um evento que rendeu homenagens especiais às pessoas que foram pioneiras e atuaram de forma efetiva nesse segmento da sociedade. Este encontro foi prestigiado pela Prefeita Eliene Nunes e Heitor Pinheiro Secretário Estadual de Promoção Social.






Os homenageados da noite foram: Maria do Socorro da Silva Santos pelo trabalho na Pastoral da Criança; Edil Queiróz dos Santos, pela atuação como presidente no Conselho da Criança e do Adolescente; Uzalda Miranda de Souza Secretária Municipal de Assistência Social pela ação inovadora em melhorar os espaços de atendimentos na SEMDAS e valorização dos profissionais de acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS); Vereador João Paulo Meister pelo trabalho social em prol das crianças e adolescentes de Itaituba, Projeto Araçatu, este apoiado pelo UNICEF com recursos do programa Criança Esperança da Rede Globo e atuação nas Obras Sociais da Igreja de Deus.


Na ocasião foi evidenciado que o trabalho do assistente social tem por objetivo garantir direitos e assistência para a população em situação de vulnerabilidade, fazendo isso por meio de políticas sociais de forma organizada e planejada. Para a assistente social Lurdes Picardo, o Serviço Social é uma profissão interventiva na realidade buscando diminuir as disparidades sociais, e nesse aspecto, esse profissional atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas públicas que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e justiça social.

A prefeita Eliene Nunes destacou que mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está atuando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo. Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes, ajudando-os a perceber sua capacidade de expansão e crescimento.

(Ascom-PMI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário