segunda-feira, 20 de maio de 2013

Escolas públicas municipais de Jacareacanga ganharão salas climatizadas e lousas digitais




Cumprindo parte de um planejamento de ampliação da rede pública municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Jacareacanga, adquiriu recentemente 2.030 conjuntos de carteiras escolares nos tamanhos pequeno, médio e grande, 98 conjuntos de mesas e cadeiras para professores, 118 ventiladores grandes, 15 projetores com lousa digital e computadores interativos e 36 centrais de ar condicionado de 30.000 BTU’s. Parte do mobiliário já começou a ser entregue inicialmente às escolas da sede do município.


Com uma clientela de aproximadamente 6.300 alunos, a rede municipal de ensino conta atualmente com 56 unidades escolares, sendo 46 na área indígena e 10 nas comunidades não indígenas, sendo 3 na sede do município. De acordo com informações do secretário de educação Pedro Lúcio, no período de 2009 a 2012, foram construídas no município 20 novas escolas, todas obedecendo ao padrão de arquitetura do MEC. “As três escolas da sede do município foram reformadas e ampliadas, proporcionando ao alunado e educadores mais conforto e segurança”, disse Lúcio.

Segundo o secretário ainda este ano será inaugurada a escola de educação infantil do bairro São Francisco. “É um prédio com arquitetura moderna com amplas salas de aula, banheiros adequados ao público infantil, cozinha, refeitório e ampla área de lazer”, reforça Pedro Lúcio. “Até o final deste ano, todas as escolas receberão novo mobiliário e onde houver energia de qualidade as salas de aula serão climatizadas a começar pela sede do município. Ainda na sede, as lousas serão digitais com projetores e computadores interativos”, afirma.

Ainda de acordo com informações do secretário, as obras de conclusão da escola da aldeia Teles Pires estarão sendo iniciadas na próxima semana e que outras comunidades serão contempladas com reforma, ampliação e construção de novas escolas. “Estaremos reformando e ampliando em breve a escola da aldeia Karosal do rio das Tropas, da comunidade São Martins, Mamãe Anã e construindo a escola da Boca do Limão”, anuncia o secretário de educação.

Os avanços na área da educação em Jacareacanga são promissores, recentemente em conversa com a diretoria da Companhia Hidrelétrica Teles Pires-CHTP o prefeito Raulien Queiroz firmou convênio com a empresa para construção de uma casa da cultura no município, com uma ampla biblioteca, sala de capacitação. “No mês que vem, técnicos da CHTP estarão vindo em Jacareacanga com o objetivo de avaliar o projeto e em seguida iniciar as obras”, disse Pedro Lúcio.

O secretário de educação, ainda informou que está em fase de conclusão o processo de liberação junto ao MEC de mais uma escola de ensino fundamental para o Bairro São Francisco e que já foram liberadas duas novas quadras poliesportivas cobertas para o município. “Serão mais duas ferramentas para práticas esportivas, no mesmo padrão da quadra coberta próxima à Praça Cristina Ribeiro. Já definimos que uma quadra será construída na Aldeia Sai Cinza e estamos estudando a localização para ser edificada a segunda quadra”, comemora Pedro Lúcio.
Texto e fotos
Nonato Silva/ASCOM-PMJ

3 comentários:

  1. ana de sousa mota14 de julho de 2013 18:42

    sou estudante de pedagogia estou no quarto sostaria de fazer parte da area de educaçao desta cidade emestre,gostaria de saber se havera concurso para professores entre este ano e o outro que vem ,pois gostaria de fazer parte da educaçao desta cidade,aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  2. ana de sousa mota14 de julho de 2013 18:45

    obrigado,aguardo

    ResponderExcluir
  3. Atualmente moro em são Paulo, mas nasci em Jacareacanga. Fiquei muito feliz ao ler esta matéria sobre a educação no município, o prefeito está de parabéns e todas as pessoas que estão lutando por este ideal! Jacareacanga merece.
    Parabéns a todos.
    Airon

    ResponderExcluir