terça-feira, 23 de abril de 2013

Reunião em Jacareacanga discute mobilização em prol da garimpagem no Tapajós



Em Jacareacanga os vereadores de Itaituba Luiz Barbudo e João Paulo, convocaram uma reunião com garimpeiros, vereadores e empresários do ramo de mineração, para articular uma manifestação que vai acontecer na Associação Atlética Cearense no próximo dia 03 de maio.

garimpagem no Tapajós discutida na câmara municipal de Jacareacanga

O Decreto do governo do estado nº 714, editado em 05 de abril que entrou em vigor no ultimo dia 25, vem causando o maior alvoroço entre os garimpeiros. A legislação proíbe a concessão de novas licenças e/ou autorizações ambientais para atividades garimpeiras em áreas do rio Tapajós.

Decreto 714 discutido na câmara municipal de Jacareacanga
De acordo com o decreto a concessão ou renovação de licenças ambientais minerais no leito do rio somente serão possíveis após análise técnica da Secretaria Estadual de meio Ambiente-Sema. Os garimpeiros que atualmente trabalhavam com dragas e similares, com amparo legal de licenças ambientais estão paralisando as atividades por um prazo de 60 dias.
Reunião teve como objetivo articular movimento

Para o vereador de Jacareacanga Walter Tertulino, o governo estadual com esta medida estará fomentando a formação de bolsões de miséria nas cidades próximas à região garimpeira. “É um absurdo esse Decreto. Centenas de garimpeiros estarão sem trabalho e em consequências milhares de pessoas estarão sem renda. A nossa região vai entrar em um colapso social e econômico”, prevê Tertulino.

Para o vereador de Itaituba João Paulo, com a união de todos os garimpeiros da região será chamar a atenção do governo do Estado para o caos social que poderá se instalar na região do Tapajós. “Estamos mobilizando os garimpeiros desde o Castelo dos Sonhos até Jacareacanga, para uma manifestação no próximo dia 05 de maio no parque de exposições de Itaituba. A nossa meta é agregar pelo menos 5 mil garimpeiros”, disse.
 (Nonato Silva/JCR)


Um comentário:

  1. venho atraves desde comentario peder q for favor encontre minha mae se chama telma luzia ribeiro vitor q se encontra nessa localidade no garimpo de jacareaganga conhecida como irma luzia ha 17 anos nao tenho contato com ela vi q ela me procura to no cadastro de pessoas dessaparecidas por favor me ajudem telma princelia ribeiro vitor

    ResponderExcluir