quarta-feira, 6 de março de 2013

Câmara Municipal homenageia centenário de Teófilo Olegário Furtado

Paulo Eduardo Furtado e Eliene Nunes

Em sessão  realizada nesta quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Vereadores rendeu homenagens ao centenário de Teófilo Olegário Furtado, personagem contemporâneo que faz parte da história de construção da sociedade itaitubense. No evento os familiares receberam uma menção honrosa do poder legislativo e do poder executivo municipal, representado pela Prefeita Eliene Nunes.
Paulo Eduardo Furtado

A menção fez jus aos serviços prestados à comunidade por Teófilo Olegário Furtado. No plenário, os vereadores lembraram aos presentes, a importância do homenageado na configuração social e política  de Itaituba, quando o município ainda se firmava no espaço regional através de sua economia, por muitos anos, sustentada quase que exclusivamente pelo ouro.


No evento, a Prefeita Eliene Nunes disse que a homenagem foi oportuna por se tratar de Teófilo Olegário Furtado, um homem que teve sua história de vida pontuada pelo trabalho, além de ter sido um personagem importante no cenário político de Itaituba, quando com competência assumiu cargos políticos no poder legislativo como vereador em três mandatos e no poder executivo municipal como Prefeito de Itaituba.Emocionados com a menção honrosa, os familiares agradeceram aos vereadores e a prefeita Eliene Nunes pela homenagem dos cem anos de Teófilo Olegário Furtado.

Quem foi Teófilo Olegário Furtado

Teófilo Olegário Furtado nasceu no dia 05 de Março de 1913, no município de Itaituba. Foi casado com Judite Furtado com quem teve seis filhos, dezesseis netos e nove bisnetos. No ano de 1992 ainda celebrou suas bodas de ouro, porém, faleceu no ano de 1993.

Com sua curiosidade e inteligência, “Seu” Teófilo, como todos o tratavam, fez a diferença para a comunidade. Foi vereador em três legislaturas e também prefeito. Mas o que o povo nunca esquece é do “Teófilo farmacêutico”. Através da farmácia, atuou como parteiro e enfermeiro. 

A primeira farmácia de Itaituba foi de sua propriedade denominada “Heitor Luz”, onde fazia os atendimentos e procedimentos médicos. Nessa época, o município não possuía médicos formados e eram nas farmácias que as pessoas procuravam a cura para seus males. E seu Teófilo sempre atendo a tudo e a todos, fez mais de mil partos, salvou muitas vidas de garimpeiros acometidos com malária e hepatite. Foi atuante também na área do esporte sendo o primeiro presidente do Auto Esporte Clube, o seu time do coração.
(Ascom-PMI Fotos: Gílson Vasconcelos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário