terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Estado do Pará perde ex-governador Almir Gabriel

Político lutava contra problemas de saúde desde 2008

Faleceu, na manhã desta terça-feira (19), o ex-Governador do Estado, Almir Gabriel. O local do velório do ex-governador ainda está sendo decidido pelo Cerimonial do Governo do Estado. O sepultamento será no túmulo da família Gabriel, em Castanhal, nordeste paraense, município de origem do ex-governador.

Desde o ano de 2008, Almir Gabriel passou por várias internações, tanto em São Paulo, onde residia, quanto em Belém, para onde voltou depois dos problemas de saúde. Ex-fumante, ele lutava contra problemas respiratórios em consequência de longos anos de uso do cigarro.

Em 2009, ele voltou a morar em Belém, onde continuou seu tratamento. A última internação aconteceu na semana passada, no Hospital Geral da Unimed. Nos últimos dias houve uma piora em seu quadro respiratório, sendo transferido para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital.

Carreira - Almir Gabriel já foi prefeito de Belém, senador constituinte, Governador do Pará por duas vezes e uma das maiores lideranças políticas do Estado. Sem mandato há seis anos, ele era filiado ao PTB.


O legado de Almir Gabriel para Itaituba
O ex-governador Almir Gabriel sempre teve uma afinidade muito grande com o povo de Itaituba. Na cidade, se sentia em casa e se hospedava na casa do empresário Sílvio Macedo. Como governador na gestão do ex-prefeito Edilson Botelho, implantou o Terminal Hidroviário que leva seu nome, foi parceiro também na construção da Praça do Cidadão. Mas o fato mais importante em sua gestão para Itaituba foi sem dúvida a implantação do Tramoeste que libertou o povo de Itaituba da escuridão, fornecendo energia de qualidade. Para Itaituba, Almir Gabriel deixa saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário