terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Autoridades visitam o Garimpo do Tocantinzinho


Autoridades estaduais e municipais

O Secretario Estadual de Meio Ambiente, José Colares em companhia da Prefeita Eliene Nunes, Secretária Municipal de Meio Ambiente Jandira Carvalho, Diretor Municipal de Planejamento Dirceu Frederico Sobrinho, Secretário Estadual de Indústria e Comércio Davi Araújo, Diretor do DNPM João Bosco mais representantes de entidades garimpeiras, esteve visitando o Tocantizinho.

Instalações Tocantizinho


O projeto Tocantinzinho, pretende usar tecnologia industrial para lavra e beneficiamento de ouro. Segundo o EIA/ Rima em análise, o projeto Tocantinzinho é uma mina a céu aberto localizada na província mineral do Tapajós, a 200 quilômetros da cidade de Itaituba, em uma área antes ocupada por garimpeiros artesanais.


Pista Tocantinzinho

Com reservas estimadas de 60 toneladas de ouro e vida útil em torno de onze anos de operação, o produto final beneficiado será ouro em barras e a empresa diz ter capacidade de produção de 4,9 toneladas ao ano, com 94% de pureza. As emissões, os impactos ambientais previstos nas áreas de influência vindos da implantação e operação do empreendimento e os programas e projetos de controle ambiental, necessários à contenção dos prováveis impactos negativos aos meios físico e socioeconômico são informações que permitem aos técnicos da SEMMA definirem a liberação do licenciamento ambiental.

A previsão para a empresa iniciar a etapa de exploração do ouro será em 2015, aguardando, portanto, na SEMMA Estadual, Projeto de Licença Ambiental que irá subsidiar de fato e de direito as atividades de exploração.

O Secretario Colares destacou que depois desta viagem, vai elaborar uma Instrução Normativa no sentido de organizar essa atividade na região. Colares acrescentou que esta ação exige a participação de todos, principalmente, daqueles que desempenham esta atividade garimpeira, pois, a compreensão dos garimpeiros vai ajudar o poder público a organizar os garimpos da região.

A Prefeita Eliene Nunes na ocasião enfatizou a parceria com a empresa no que diz respeito aos investimentos sociais, como por exemplo, a contração de mão de obra de Moraes Almeida e Jardim do Ouro, bem como, a parceria para a construção de escola e outras demandas de defesa social.
Fotos: CCS/PMI


Nenhum comentário:

Postar um comentário